E sim, a UPA permanece lotada ao meio-dia desta terça-feira, 28 de março. A principal queixa? Sintomas gripais. “De acordo com relatos da nossa equipe estamos enfrentando um surto de sintomas gripais; contudo, os atendimentos de emergência e urgência não param. Toda hora temos ambulâncias chegando à UPA com pessoas em casos graves”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

O gestor frisa que a Secretaria já abriu uma extensão da UPA à noite e também a Upinha durante todo o fim de semana. “Estamos reforçando os plantões, mas realmente é um número elevado de pacientes”, frisa. “Pedimos um pouco de paciência, estamos trabalhando para atender todos, inclusive com a Upinha e o Santa Clara como pontos de apoio”, diz. O gestor lembra que para o atendimento noturno o PSF Santa Clara atende como Upinha: é atendimento de emergência e não precisa residir no bairro.

“Só pedimos um pouco de compreensão, quem está do outro lado também é humano, cansa; mas está comprometido em dar seu melhor em cada plantão”, reforça.

Reforma e ampliação da UPA

Luis Fábio lembra que a UPA está em processo de reforma e ampliação. Serão investidos mais de um milhão de reais na construção de mais 321,23m²; em serviços de manutenção e na cobertura que apresenta danos causados pelas infiltrações que acabaram danificando o forro e a pintura das áreas sem laje da Unidade. “A UPA ficará mais ampla e com ambiente mais propício e aconchegante para atender nossa população; a obra deve ser entregue até o meio do ano”, diz o gestor.

Novos espaços

Conforme o memorial, nos novos 321,23m² serão realizadas ampliação na recepção, salas administrativas, área de emergência e de observação; além da construção e de adequação de novos banheiros e de área de descanso. Também deverá ser construída uma sala de isolamento e outra de manutenção. Hoje a Unidade conta com 898,92m², após a ampliação ser realizada o espaço total será de 1.290,15m².